QUEM SOMOS
Somos um coletivo formado em agosto de 2006, por estudantes da Universidade federal de Juiz de Fora mobilizadas pela necessidade de criação de um espaço de organização, discussão e atuação FEMINISTA no campus. Em 2007, o Maria Maria se tornou núcleo da Marcha Mundial de Mulheres em Juiz de Fora, afirmando-nos como feministas, socialistas, anti-racistas, anti-homofóbicas e anti-sistêmicas. Com o passar dos anos, o coletivo se expandiu pela cidade, participando e desenvolvendo atividades e intervenções na luta constante até que TODAS SEJAMOS LIVRES!
COMO NOS ORGANIZAMOS
Atualmente, a MMM está organizada em 20 estados do Brasil. Nos organizamos em núcleos e comitês, nas cidades e estados, e há duas maneiras para participar. Os grupos de mulheres que tenham identidade política com a MMM, podem aderir coletivamente. Mas, as mulheres que não são de nenhum grupo podem entrar em contato direto com os núcleos e comitês para se integrar na dinâmica da Marcha. A cada reunião nacional, os comitês estaduais indicam representantes para participar. Além disso, uma coordenação executiva é responsável pelo seguimento das tarefas e processos. No 9º Encontro Internacional da MMM, em 2013, o coletivo de comunicadoras foi formado. Seu objetivo é construir uma comunicação popular e feminista, em convergência com os movimentos sociais, integrando o feminismo da MMM nas redes, ruas e roçados.
NOSSAS BANDEIRAS DE LUTA
Somos um movimento com perspectiva anti-sistêmica, anti-capitalista, antissexista e anti-racista, Nossa Principais Bandeiras perpassam por debates políticos, culturais e econômicos. Sob esse viés temos atuamos, sobretudo, a partir das seguintes pautas:
-
Mercantilização dos Corpos
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES
Mudar o mundo e mudar a vida das mulheres em um só movimento. Igualdade para todas. Fortalecimento de espaços coletivos das mulheres: populares, autônomos e diversos. Ações com criatividade para enfrentar o capitalismo patriarcal, racista e lesbobifóbico. Construção de alianças com os movimentos sociais em luta para transformar o mundo. Vincular o trabalho permanente em âmbito local com os temas e processos globais. Solidariedade e internacionalismo. São estas as principais características que levaram à construção da Marcha Mundial das Mulheres como um movimento permanente no Brasil e em todo o mundo.
SEJA UMA DE NÓS
Depois de conhecer o Coletivo Maria Maria, entender nossas lutas e saber um pouco mais de nós, você se interessou em fazer parte deste movimento?
Então entre em contato ou compareça a um de nossos eventos. Converse com uma de nós e descubra como você pode ajudar e intensificar nossas bandeiras.