top of page

QUEM SOMOS

Somos um coletivo formado em agosto de 2006, por estudantes da Universidade federal de Juiz de Fora mobilizadas pela necessidade de criação de um espaço de organização, discussão e atuação FEMINISTA no campus. Em 2007, o Maria Maria se tornou núcleo da Marcha Mundial de Mulheres em Juiz de Fora, afirmando-nos como feministas, socialistas, anti-racistas, anti-homofóbicas e anti-sistêmicas. Com o passar dos anos, o coletivo se expandiu pela cidade, participando e desenvolvendo atividades e intervenções na luta constante até que TODAS SEJAMOS LIVRES!

COMO NOS ORGANIZAMOS

Atualmente, a MMM está organizada em 20 estados do Brasil. Nos organizamos em núcleos e comitês, nas cidades e estados, e há duas maneiras para participar. Os grupos de mulheres que tenham identidade política com a MMM, podem aderir coletivamente. Mas, as mulheres que não são de nenhum grupo podem entrar em contato direto com os núcleos e comitês para se integrar na dinâmica da Marcha. A cada reunião nacional, os comitês estaduais indicam representantes para participar. Além disso, uma coordenação executiva é responsável pelo seguimento das tarefas e processos. No 9º Encontro Internacional da MMM, em 2013, o coletivo de comunicadoras foi formado. Seu objetivo é construir uma comunicação popular e feminista, em convergência com os movimentos sociais, integrando o feminismo da MMM nas redes, ruas e roçados.

NOSSAS BANDEIRAS DE LUTA

Somos um movimento com perspectiva anti-sistêmica, anti-capitalista, antissexista e anti-racista, Nossa Principais Bandeiras perpassam por debates políticos, culturais e econômicos. Sob esse viés temos atuamos, sobretudo, a partir das seguintes pautas:

MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES

Mudar o mundo e mudar a vida das mulheres em um só movimento. Igualdade para todas. Fortalecimento de espaços coletivos das mulheres: populares, autônomos e diversos. Ações com criatividade para enfrentar o capitalismo patriarcal, racista e lesbobifóbico. Construção de alianças com os movimentos sociais em luta para transformar o mundo. Vincular o trabalho permanente em âmbito local com os temas e processos globais. Solidariedade e internacionalismo. São estas as principais características que levaram à construção da Marcha Mundial das Mulheres como um movimento permanente no Brasil e em todo o mundo.

SEJA UMA DE NÓS

Depois de conhecer o Coletivo Maria Maria, entender nossas lutas e saber um pouco mais de nós, você se interessou em fazer parte deste movimento?

Então entre em contato ou compareça a um de nossos eventos. Converse com uma de nós e descubra como você pode ajudar e intensificar nossas bandeiras. 

bottom of page