top of page

NOTA DE REPÚDIO AO TÍTULO DA FESTA NA PRIVILEGE-JF

Nós do Coletivo Maria Maria (Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres-JF) repudiamos o título "DOPAMINA" atribuído a uma festa que ocorrerá na Privilège de Juiz de Fora no dia 28 de novembro. Nossa indignação se deve ao fato de que o nome pode ser interpretado como um jogo de palavras entre o neurotransmissor e o ato de dopar uma mulher numa festa.

Não podemos afirmar qual foi a intenção dos organizadores ao criarem tal nome, porém ele dá margem para interpretações que ultrapassam o significado químico da palavra. Logo, não importa se o trocadilho não foi intencional, o que é de fato importante é que esse tipo de nome, sendo usado para uma festa, permite tal interpretação. Não podemos admitir tal ambiguidade quando um dos sentidos possíveis diz respeito ao incentivo de posturas como drogar e ABUSAR SEXUALMENTE DE UMA MULHER em uma festa ou em qualquer lugar. Compreendemos que é irrefutável que o contexto de utilização da palavra - uma festa em que é comum o uso abundante de bebidas alcóolicas - desencadeia interpretações como esta na cabeça das pessoas, principalmente considerando a sociedade machista em que vivemos.

Este tipo de trocadilho no nome de festas é um grande exemplo da CULTURA DO ESTUPRO que está por todo lado e culpabiliza a vítima enquanto atenua o ato criminoso do estuprador. Por isso, pedimos que a Privilège de Juiz de Fora mude o nome dado à festa e se retrate, posto que se calar diante de uma situação como essa é tomar partido do lado opressor e incentivar atos criminosos como este. E nós, mulheres feministas de Juiz de Fora, não nos calaremos!


Coletivo Maria Maria - Mulheres em Movimento



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page