top of page

A auto-organização das Mulheres e o papel dos Homens no Feminismo



Nos últimos tempos temos visto muitas mulheres aflorarem para o feminismo e também muitos meninos se envolvendo na causa e querendo se dizer feministas. Por isso, é preciso compreender algumas questões!

Entendemos que a luta das mulheres vem em contraposição ao sistema vigente, capitalista e patriarcal em que as mulheres são sempre subrepresentadas, submissas, vistas como mercadoria, mão de obra barata, exploradas sexualmente, violentadas de todas as formas. Com isso a Marcha Mundial das mulheres aposta na auto-organização da nossa luta, e o que é isso? Significa muito para isso o empoderamento, a nossa vivência da opressão, a solidariedade entre nós.

O espaço público, a política, as leis, os espaços de decisão, de chefia, os melhores empregos sempre foram protagonizados pelos homens, os espaços de fala sempre os homens são mais reconhecidos e respeitados. Com isso, nos organizar internamente é uma forma de fortalecermos umas as outras e consequentemente fortaleceremos a luta feminista, pois a partir da vivência de cada uma podemos traçar as estratégias e táticas pra destruir de vez o patriarcado e o machismo que tanto nos aprisiona.

As mulheres estão cada vez mais dispostas a lutar por seu espaço na sociedade e a dividir esses espaços que antes sempre foram reservados aos homens. Mas para isso, de novo, é fundamental a nossa auto-organização, pois somos nós que vivenciamos essa exclusão no dia a dia e somos nós que precisamos nos unir para que alcancemos esses espaços.

Mas e os homens, podem ser feministas? Podem estar na luta contra o machismo?

Sabe aquela famosa frase “Mudar o mundo para mudar a vida das mulheres e mudar a vida das mulheres para mudar o mundo”? Esse não é um simples slogan da MMM, entendemos que para mudar o mundo precisamos de alianças, precisamos estar juntas com os outros movimentos sociais e consequentemente juntas com os companheiros que entendem a nossa luta. Mas para isso precisamos que esses companheiros entendam o seu lugar na luta feminista e nos ajude dentro desse seu lugar.

Ser feminista é bem mais do que entender que precisamos acabar com o machismo e com o patriarcado. Ser feminista é sentir na pele todos os medos que nos afligem e se organizar para mudar esse mundo. 

Os homens podem nos ajudar quando almejam e de fato tentam se desconstruir cotidianamente de seus privilégios, quando ajudam a desconstruir os colegas que ainda não entendem a necessidade da luta pelo fim do machismo e do patriarcado. Almejamos que cada vez mais homens se coloquem pró feminismo para além de um discurso e apresentem isso em suas práticas cotidianas.

Por isso, meninos, estamos juntas e juntos na luta por um mundo melhor, mas entendendo que as mulheres são as protagonistas do movimento feminista. É com nossa auto-organização que estamos rompendo com a naturalidade de os homens ocuparem os espaços públicos, de fala, melhores empregos, da política e com isso nos colocarmos como sujeitas da nossa própria libertação e empoderamento.

Então, vamos juntas e juntos construirmos um mundo melhor!


*Por Laiz Perrut Marendino - Militante do Coletivo Maria Maria - Núcleo da Marcha Mundial das Mulheres - JF


SEGUIREMOS EM MARCHA ATÉ QUE TODAS SEJAMOS LIVRES!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page