top of page

8 de março: dia de luta das mulheres de todo o mundo!

A data 8 de março é reconhecida mundialmente como um dia de luta na vida das mulheres. Luta por mais direitos, respeito e igualdade na sociedade capitalista e dominada pelo Patriarcado à qual vivemos. Mulheres do mundo inteiro saem às ruas para reivindicar suas bandeiras de luta que ainda precisam muito avançar. Em Juiz de Fora, Minas Gerais, não foi diferente, mulheres unificadas de diversos coletivos, organizações, partidos e independentes se reuniram no Parque Halfeld, no centro da cidade para um lindo ato se dividiu em 2 momentos: o primeiro começou por volta das 15 horas com panfletagem sobre a importância e conscientização do dia para a vida das mulheres, vítimas do machismo cotidianamente; em seguida se reuniram na frente da Câmara Municipal com gritos e falas de ordem, faixas, cartazes e batucada feminista.

📷

O Coletivo Maria Maria - Mulheres em Movimento, núcleo da Marcha Mundial de Mulheres na cidade esteve presente e levantou bandeiras que são de suma importância para a luta feminista, com a legalização do aborto, a luta contra o racismo e o capital, a igualdade de direitos e salários, direito pela escolha da sexualidade, contra a mercantilização de seus corpos, pelos direitos das mulheres mães e trabalhadoras que exercem as duplas e triplas jornadas, pelo direito a creches e melhores condições de trabalho.

Reivindicamos ainda, mais mulheres na política, "mulheres representando mulheres" nos espaços de decisão; sejam eles de um simples Centro Acadêmico de um curso até em cargos de poder do Estado. A nossa luta é por mulheres em todos os espaços, sem que sejam julgadas ou inferiorizadas pela sua condição de mulher.

Para finalizar, o dia 8 de março não é para flores e nem comemorações, pois mulheres continuam sofrendo violência, abusos sexuais e psicológicos, continuam ganhando menos no mercado de trabalho, sendo objetificadas, rotuladas e estupradas a todo momento. 15 mulheres morrem por dia vítimas do feminicídio no Brasil. Até quando mulheres vão morrer vítimas do machismo? Até quando vamos ser invisibilizadas? O 8 de março é de luta, para refletir acerca dos privilégios dos homens e fazê-los repensar suas atitudes. Seguiremos na luta por mais direitos, igualdade e respeito.


Coletivo Maria Maria




6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page